ABRACAM | Associação Brasileira de Câmbio

Mercado de câmbio brasileiro conta com tecnologia Serpro para impulsionar resultados operacionais e desburocratizar processos.

Cooperação entre Associação Brasileira de Câmbio e a estatal proporciona economia e agilidade para empresas associadas, dando mais vigor ao setor financeiro nacional

Um marco para o fortalecimento e a eficiência das operações de câmbio no Brasil: assim pode ser chamada a parceria entre a Associação Brasileira de Câmbio – ABRACAM e o Serpro, estatal de TI do governo federal, entidades que uniram forças para oferecer benefícios significativos para mercado financeiro, especialmente em termos de economia e agilidade operacional.

O principal foco dessa união é a solução tecnológica Integra Comex, uma plataforma desenvolvida pelo Serpro que oferece acesso automatizado a dados governamentais sobre comércio exterior. Utilizando APIs, a plataforma permite que usuários, através de autenticação segura com certificado digital, realizem consultas sobre Declarações de Importação (DI), Licenças e outros documentos relevantes para o comércio exterior. A plataforma é essencial para agilizar e simplificar as operações de importação e exportação, contribuindo para a eficiência logística, aduaneira e financeira das empresas envolvidas nesse mercado.

Serviços especializados

De acordo com Kelly Massaro, Presidente Executiva da ABRACAM, associação que representa instituições autorizadas pelo Banco Central a realizar operações de câmbio no Brasil, a parceria proporcionou às suas associadas benefícios no acesso a serviços especializados, como a consulta de Declaração de Importação (DI). “A parceria facilita e agiliza os processos relacionados às operações de câmbio de importação, proporcionando redução de custos, melhoria na eficiência operacional, suporte técnico, atendimento personalizado, atualizações e inovações tecnológicas”, informa.

Kelly destaca que, desde 2022, quando ABRACAM iniciou a disponibilização do Integra Comex a preços reduzidos, houve significativa economia financeira e melhoria na operação das instituições associadas. “Observamos uma redução significativa nos custos  da consulta de declaração de importação (DI). Contabilizamos um consumo superior a 2,7 milhões de consultas. Além disso, identificamos considerável redução do tempo médio necessário para obter informações, o que tem proporcionado ganhos de produtividade e satisfação para os associados”, acrescenta a Presidente da ABRACAM.

Mais vantagens

Kelly conta uma história que exemplifica bem as vantagens oferecidas pela ABRACAM a partir da parceria com a estatal de TI. “Um exemplo emblemático dessa dinâmica é o de uma instituição financeira que havia adotado o serviço de consulta diretamente junto ao Serpro. Ao analisar os benefícios proporcionados pela nossa parceria e as vantagens decorrentes de uma maior representatividade institucional, decidiram, estrategicamente, optar pelo contrato com a ABRACAM. E toda o processo de transição foi realizado de forma fluida, sem causar qualquer impacto significativo em suas operações comerciais”, relembra.

 

Quais as vantagens deste modelo de negócio

A parceria com entidades representativas permite dar mais amplitude a atuação do Serpro na divulgação dos serviços junto ao mercado privado através das empresas associadas, explica Marcos Cesar de Oliveira Henriques, da área de Negócio para Mercado Privado do Serpro.

 “Apesar do case de sucesso em função do serviço Integra Comex, vale destacar que demais serviços que visam apoiar os processos de onboarding digital e combate às fraudes já fazem parte do portfólio Abracam/Serpro, contribuindo para mitigar os riscos no ecossistema”, detalha Marcos.

 

Segurança

“Além de reduzir custos e agilizar processos, a API do Integra Comex oferece mais segurança, disponibilidade e integridade de informações para os operadores do segmento do comércio exterior, pois trabalha com dados governamentais direto da fonte oficial e que transitam pela infraestrutura do Serpro, empresa responsável pela guarda e processamento dessas informações, seguindo todos os regulamentos e marcos legais, incluindo a LGPD”, pontua Marcos Henriques.

Em relação aos associados da ABRACAM, Kelly Massaro reforça esse compromisso de segurança, ressaltando que não há compartilhamento de dados entre os aderentes ao contrato, pois o acesso aos serviços é realizado pelas instituições financeiras de forma isolada, única e exclusivamente por meio de suas certificações digitais.

Contratação por Entidades Associativas

O case da Abracam é um dos principais exemplos das condições especiais que o Serpro oferece para contratações feitas por Entidades Associativas. A partir da parceria com a estatal, estas entidades podem oferecer para seus associados, soluções que trazem segurança e facilidade no acesso a informações de estado, com uma das melhores plataformas de inteligência de negócios do mercado. Acesse e saiba mais sobre o assunto.

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cenário de oportunidades perspectivas da Lei 14.286/2021 é mote de palestra

Posts Relacionados

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
ABRACAM
Olá,
Como podemos ajudá-lo?