Quem somos

A ABRACAM – Associação Brasileira de Câmbio é uma instituição sem fins lucrativos que representa instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) a realizar operações de câmbio no Brasil e empresas que prestam serviço ao segmento. Entre nossos associados estão bancos, corretoras de câmbio, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários,  correspondentes cambiais ligados a estas instituições e empresas de prestação de serviços para o segmento.

Fundada em 2001, a ABRACAM surgiu para atuar exclusivamente em prol da defesa dos direitos e interesses do segmento e, concomitantemente, trabalhar de forma alinhada às autoridades para cumprir os objetivos regulatórios e fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.

Missão

Representar nossos associados no desenvolvimento econômico e social do País, gerar melhores condições para o crescimento dos negócios, fomentar a economia e atender a população e as empresas com nível de excelência.

Visão

Contribuir com o desenvolvimento econômico por meio do fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional, colaborando com seus Associados para a manutenção da integridade e qualidade no atendimento às empresas e do público em geral.

Valores

  • Promover valores éticos, morais e legais;
  • Dar suporte aos associados;
  • Garantir a transparência no relacionamento com os três poderes e a sociedade;
  • Manter o profissionalismo e empenho na capacitação da equipe;
  • Perseguir os valores de responsabilidade socioambiental;
  • Oferecer tratamento isonômico entre associados.

Organização da Associação

Os pilares de governança da ABRACAM

  • Conselho de Administração eleito em 2019 é composto por representantes de bancos e corretoras associadas;
  • Presidente executivo com dedicação exclusiva e independente desde 2018;
  • Comitê Assessor, formado por consultores externos e independentes, apoia a presidência executiva;
  • Comissão de Ética composta por representantes internos e externos da associação

Mensagem da presidente

“O mercado cambial no Brasil só cresce à medida que aumenta a inserção internacional dos agentes econômicos. E por isso trabalhamos, dentro da associação, com o empenho em galgar condições de atuação compatíveis com a demanda da sociedade e das empresas. Ao mesmo tempo, estamos fazendo grandes avanços para melhorar a governança corporativa e fomentar as melhores práticas de PLD/FT, com a criação do Selo ABRACAM de Conformidade e a ampliacão da certificação dos colaboradores das instituições financeiras. Esse trabalho só tem efeitos palpáveis porque atuamos lado a lado com os órgãos reguladores e fiscalizadores.”

Kelly Cristina Gallego Massaro

Presidente Executiva