Banco Central autoriza corretoras de câmbio a emitirem moeda eletrônica
O Banco Central do Brasil autorizou as sociedades corretoras de câmbio a emitirem moeda eletrônica, por meio da Resolução BCB nº 542/2025, que estabelece as condições para a constituição, a organização e o funcionamento dessas instituições.
A autorização atende a um pleito histórico da ABRACAM, formulado com o objetivo de promover maior isonomia regulatória, competitividade e autonomia operacional ao segmento de câmbio. Com a nova regulamentação, as corretoras passam a poder oferecer contas de pagamento, bem como a participar diretamente do arranjo Pix, ampliando o escopo de serviços prestados.
A medida representa um avanço relevante para o fortalecimento institucional do setor, ao alinhar o arcabouço regulatório das corretoras de câmbio às melhores práticas, estimulando a inovação, a eficiência operacional e uma maior integração com o Sistema Financeiro Nacional. Ademais, abre espaço para o desenvolvimento de novos modelos de negócio, maior autonomia e controle sobre a experiência do cliente.
A ABRACAM seguirá acompanhando os desdobramentos regulatórios e operacionais decorrentes da Resolução, bem como apoiando os associados na avaliação estratégica, no processo de adequação regulatória e na implementação das estruturas necessárias ao pleno exercício dessa nova prerrogativa.
Para consultar a íntegra da Resolução BCB nº 542/2025, clique aqui:
https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&numero=542


