ABRACAM | Associação Brasileira de Câmbio

ABRACAM e Secretaria Nacional de Justiça selam parceria no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção

A Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM) e a Secretaria Nacional de Justiça (SENAJUS), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de promover capacitação e treinamento de profissionais do setor financeiro em temas relacionados à recuperação de ativos, prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

O acordo prevê o desenvolvimento de atividades acadêmicas, cursos e treinamentos, presenciais e em plataforma EAD, voltados a funcionários e colaboradores das instituições financeiras e entidades associadas à ABRACAM. As ações integram o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para a Recuperação de Ativos e o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), instituído pela Portaria SENAJUS/MJSP nº 111, de outubro de 2024.

A SENAJUS, em parceria com a ABRACAM, será responsável por planejar, executar e disponibilizar conteúdo técnico e equipe de apoio para as atividades formativas, além de dar apoio operacional aos cursos junto às instituições associadas à ABRACAM. A cada semestre, as entidades deverão apresentar relatórios conjuntos de execução e aferição dos resultados obtidos.

Para a presidente-executiva da ABRACAM, Kelly Gallego  Massaro, a parceria representa um avanço significativo na integração entre o setor público e o privado em prol da integridade financeira do país. “O mercado de câmbio precisa estar sempre em constante atualização no que há de mais moderno em compliance e governança. Investir em capacitação técnica e cooperação institucional é essencial para fortalecer o setor e prevenir ilícitos”, afirma.

O plano de trabalho inclui avaliações anuais de desempenho, definição conjunta de cronogramas de cursos e relatórios de impacto sobre o número de profissionais capacitados. A abrangência é nacional, contemplando todas as instituições financeiras e entidades associadas à ABRACAM.

A expectativa é que, ao longo dos quatro anos de vigência, o programa contribua para fortalecer a integridade e a eficiência do sistema financeiro, além de aprimorar os mecanismos de prevenção a crimes financeiros e cooperação internacional no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Esses esforços refletem o compromisso da ABRACAM em elevar os padrões éticos e de conformidade do mercado de câmbio brasileiro, contribuindo para um ambiente mais transparente, seguro e alinhado às melhores práticas globais.

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ABRACAM e Secretaria Nacional de Justiça selam parceria no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção

Posts Relacionados

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
ABRACAM
Olá,
Como podemos ajudá-lo?