Certificação

Double exposure of money with cityscape blurred building background.

Certificação de Câmbio ABRACAM

A Certificação de Câmbio ABRACAM é a única especializada no mercado financeiro brasileiro e destinada aos profissionais que trabalham neste mercado ou tenham interesse em se aprofundar sobre suas especificidades para ingressarem em uma instituição financeira autorizada a operar em câmbio.

A Certificação é um instrumento moderno, pelo qual o profissional do mercado financeiro pode comprovar sua qualificação e conhecimento do arcabouço legal, normativo e operacional que rege a área em que atua. Além de valorizar o profissional, ela melhora a imagem da instituição e confere maior confiança e credibilidade perante seus clientes.

Realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a maior instituição certificadora do Brasil, e a custos reduzidos, a Certificação ABRACAM para o mercado de câmbio foi planejada em dois níveis:

  • o ABT1 é voltado aos que trabalham ou pretendam trabalhar em instituições desse mercado e nos seus correspondentes;
  • o ABT2, um pouco mais exigente, é destinado aos diretores e gestores responsáveis por determinadas áreas dessas instituições.

Nos correspondentes cambiais, os dirigentes e um número mínimo de colaboradores, a depender do quantitativo total, devem ser certificados no nível ABT1.

Já nas instituições financeiras autorizadas a operar em câmbio pelo Banco Central do Brasil, todos os profissionais das áreas finalísticas (mesa de câmbio, compliance, avaliação de riscos, controles internos e backoffice) que estejam diretamente envolvidos nas operações, também devem possuir o certificado ABT1. Já diretores e gestores responsáveis por essas mesmas áreas devem deter o certificado ABT2.