Certificação de Câmbio ABRACAM
A Certificação de Câmbio ABRACAM é a única especializada no mercado financeiro brasileiro destinada aos profissionais que trabalham o segmento de câmbio ou tenham interesse em se aprofundar sobre suas especificidades para ingressarem em uma instituição financeira autorizada a operar em câmbio.
Confira algumas Orientações aos Candidatos
A Certificação é um instrumento moderno, pelo qual o profissional do mercado financeiro pode comprovar sua qualificação e conhecimento do arcabouço legal, normativo e operacional que rege a área em que atua. Além de valorizar o profissional, ela melhora a imagem da instituição e confere maior confiança e credibilidade perante seus clientes.
Realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a maior instituição certificadora do Brasil, e a custos reduzidos, a Certificação ABRACAM para o mercado de câmbio foi planejada em dois níveis:
Certificação ABT
O ABT é voltado aos colaboradores dos correspondentes cambiais, contratados para prestar os serviços previstos nos incisos I, II e III do artigo 13 da Resolução CMN 4.935/2021 e aos atendentes e caixas das instituições financeiras autorizadas a trabalhar em câmbio.
Certificação ABT1
O ABT1 é voltado aos que trabalham ou pretendem trabalhar em instituições do mercado de câmbio e aos responsáveis pelos seus correspondentes.
Certificação ABT2
O ABT2 é destinado aos diretores e gestores responsáveis por determinadas áreas dessas instituições.
A certificação ABT, neste primeiro ano (2024), será cobrada de forma escalonada, sendo 30% para as Instituições que iniciarem o processo de auditoria até o final de maio, 50% a partir de junho, 70% a partir de setembro e 80% a partir de novembro. Em 2025 a exigência abrangerá a totalidade desses funcionários.
Nos correspondentes cambiais, os responsáveis pelas operações (gerentes), devem ser certificados no nível ABT1.
Nas instituições financeiras autorizadas a operar em câmbio pelo Banco Central do Brasil, todos os profissionais que estejam diretamente envolvidos com as operações (mesa de câmbio, compliance, avaliação de riscos, controles internos e backoffice), também devem possuir o certificado ABT1. Já diretores e gestores responsáveis por essas mesmas áreas devem deter o certificado ABT2.
Material de Apoio
É recomendável que o candidato estude, ou ao menos revise seus conhecimentos, com o auxílio do material de apoio e faça os exercícios de fixação que constam na parte final dele. Sem isso, mesmo aqueles mais experientes poderão encontrar dificuldades na prova. É recomendável também que antes da data prevista para a realização da prova o candidato se assegure não ter havido qualquer atualização recente do material de apoio, em função de eventual alteração normativa.